A inclusão financeira é uma ideia simples: que as pessoas e empresas possam aceder a pagamentos seguros, cómodos e acessíveis e a outros serviços financeiros, e utilizá-los para satisfazer as suas necessidades diárias e os objectivos de longo prazo.
Esta ideia pode ser simples, mas não é fácil de executar. Actualmente, cerca de metade do mundo adulto vive na economia informal, fazendo transacções exclusivamente em dinheiro. Ser uma destas quase dois mil milhões de pessoas implica enfrentar barreiras financeiras que tornam a vida arriscada, dispendiosa e pouco eficiente. A inclusão financeira coloca as pessoas num caminho que as afasta da pobreza, cria cidadãos com capacidade produtiva, fomenta oportunidades de negócio e alimenta o crescimento económico.
Os pagamentos electrónicos são uma “rampa” para a inclusão financeira: é normal serem o primeiro produto financeiro formal que se utiliza. Nos últimos 60 anos, a Visa tem vindo a fazer a ligação entre centenas de milhões de pessoas e empresas num sistema global que permite transacções rápidas, seguras e fiáveis. Com o nosso alcance, conhecimentos e capacidade técnica, a Visa está bem posicionada para fazer progredir a inclusão financeira.
Em 2015, a Visa assumiu um compromisso público de fornecer contas de pagamentos a mais 500 milhões de pessoas sem conta bancária, como parte do apelo do Banco Mundial para Acesso Financeiro Universal em 2020. Estamos entusiasmados por perseguir este maravilhoso objectivo e sabemos que pode ser alcançado!